Notícias e Eventos

GNA-G Community VC Q4 2023

5 de dezembro de 2023

Durante o Seminário Community Video Conferences for the Global (R&E) Network Advancement Group (GNA-G) o professor doutor Harvey Newman comentou a participação da rednesp e o recorde de transmissão de dados utilizando o BackboneSP.

As apresentações podem ser encontradas em GNA-G.

rednesp quebra recorde de transmissão de dados acadêmicos na Supercomputing 2023

05 de dezembro de 2023

A rednesp quebrou recorde de transmissão de dados acadêmicos na conferência Supercomputing 2023, realizada em Denver, no Colorado, nos Estados Unidos, entre os dias 12 e 17 de novembro.

A demonstração conseguiu atingir 6.2 Tbps de transmissão conjunta. Utilizando servidores na Unesp, Universidade de São Paulo (USP) e Mackenzie, a rednesp conseguiu colaborar com 260 Gbps para o fluxo total de dados.

A notícia completa pode ser vista no site da Agência FAPESP.

IA377 - Seminários FEEC: Harvey Newman

17 de agosto de 2023

Durante o Seminário promovido pela FEEC UNICAMP (Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas) transmitido ao vivo em 17 de agosto de 2023, o professor doutor Harvey Newman da Caltech (California Institute of Technology) e presidente do grupo de trabalho do GNA-G-DIS (Global Network Advancement Group Data Intensive Science) destacou a participação da rednesp com os 3 links internacionais e a nova estrutura do BackboneSP conectando as 8 universidades paulistas com links 100G relacionado à expansão da conectividade do grupo na América Latina.

O vídeo completo do IA377 – Seminários FEEC: Harvey Newman pode ser visto no canal do Youtube do FEEC Unicamp.

Lançamento do BackboneSP

29 de setembro de 2022

O Backbone SP é uma rede de fibra óptica que conecta oito universidades paulistas a uma velocidade de 100 Gbps (gigabits por segundo). 

Ele conecta a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Presbiteriana Mackenzie e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), possibilitando a troca de informações entre estas instituições e a conexão com outras redes acadêmicas nacionais e internacionais a 100 Gbps, podendo fazer uso das conexões do anel bi-oceânico da rednesp.

A notícia completa pode ser vista no site da Agência FAPESP.