Notícias e Eventos

Núcleo de Computação Científica da Unesp desenvolve tecnologia para transmissão de dados do Observatório Vera Rubin

30 de julho de 2025
Observatório Vera Rubin
(imagem: o observatório Vera Rubin em Cerro Pachón, no Chile. Crédito: RubinObs/NOIRLab/SLAC/DOE/NSF/AURA/H. Stockebrand )

Ambicioso empreendimento científico que começou a operar no Chile em junho utiliza a Rede para Pesquisa e Educação de São Paulo para enviar registros de observações aos EUA. Novo software irá monitorar eficiência da rede ao longo de uma década com grande acurácia, prevenindo instabilidades e atrasos no envio das informações.

Para garantir o funcionamento adequado da rede, o Núcleo de Computação Científica da Unesp, localizado no campus Barra Funda, desenvolveu o software Kytos. A plataforma de código aberto é responsável por monitorar e informar as condições de funcionamento da rede.

Fonte: Malena Stariolo | Jornal UNESP*

* A notícia completa pode ser vista no site do Jornal UNESP.

O projeto Kytos tem apoio da rednesp e pode ser acessado em: https://github.com/kytos-ng/

Rede de alta velocidade financiada pela FAPESP transmitirá dados do observatório astronômico Vera Rubin

23 de junho de 2025

O Observatório Vera Rubin divulgará hoje (23/06) suas primeiras imagens.

o Vera Rubin vai fotografar, a cada três ou quatro minutos, um novo campo de visão, e observar, a cada noite de operação, mais de 800 campos distintos, produzindo diariamente 20 terabytes de dados e gerando até 10 milhões de alertas sobre mudanças no céu noturno, que informarão às redes de telescópios parceiras a ocorrência de eventos como explosões de supernovas e outros.

Os dados coletados no Chile serão transmitidos por uma rede de fibra óptica de alta velocidade para centros de processamento nos Estados Unidos. E o sistema de alertas será capaz de notificar variações no céu em menos de 60 segundos. É nessa grande velocidade e precisão na transmissão dos dados que entra a Rednesp (Research and Education Network at São Paulo), implantada e mantida pela FAPESP, e responsável pela conexão por fibra óptica de dezenas de instituições de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo.

Fonte: José Tadeu Arantes | Agência FAPESP*

* A notícia completa pode ser vista no site da Agência FAPESP.

Fatec passa a integrar o Backbone SP

21 de fevereiro de 2025
(imagem: Андрей Баклан/Pixabay)
(imagem: Андрей Баклан/Pixabay)

Inicialmente, seis campus da instituição, situados nas cidades de São Paulo, Sorocaba, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Jaú e Rio Claro, serão interligados à rede de fibra óptica de alta velocidade que permite a conexão das universidades e instituições de pesquisa paulistas entre si e com as do exterior para compartilhamento de dados científicos, materiais didáticos e processamento computacional de alto desempenho.

Fonte: Elton Alisson | Agência FAPESP*

*A notícia completa pode ser vista no site da Agência FAPESP.

Rednesp participou de demonstração de transmissão de dados em evento promovido pelo Caltech na SC24

20 de janeiro de 2025

A Research and Education Network of São Paulo (Rednesp), uma iniciativa que disponibiliza conexões de dados de alta velocidade para a comunidade acadêmica do Estado de São Paulo, com apoio da FAPESP, participou de uma demonstração liderada pelo California Institute of Technology (Caltech), dos Estados Unidos.

A demonstração conseguiu atingir 10.3 Terabits por segundo (Tbps) de transmissão conjunta. A Rednesp, utilizando servidores na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Mackenzie, conseguiu colaborar com 550 Gbps para o fluxo total de dados.

Houve um avanço significativo comparado com 2023, quando foi obtida uma taxa máxima de 250 Gbps.

A notícia completa pode ser vista no site da Agência FAPESP.

Rede que conecta 8 universidades paulistas bate recorde na transmissão de dados

16 de dezembro de 2024

O BackboneSP, gerido pela rednesp, foi usado para  quebrar o recorde de transmissão de dados acadêmicos na conferência Supercomputing 2024 realizada em Atlanta, nos Estados Unidos, ocorrido em novembro.

A demonstração contou com diversas instituições internacionais e conseguiu atingir 10.3 Tbps de transmissão conjunta. Utilizando servidores na UNESP, UNESP/NCC, USP, UNICAMP, UFSCAR,  e Mackenzie, a rednesp colaborou com 550 Gbps para o fluxo total de dados.

A notícia completa pode ser vista no site da UNICAMP.

South American – African Astronomy Coordination Committee (SA3CC) Meeting 2024

1 de maio de 2024

A rednesp participou do SA3CC (South American – African Astronomy Coordination Committee) 2024 apresentando as novas atualizações implementadas no núcleo da rednesp e que serão utilizadas na movimentação de dados de imagens captadas por  observatórios astrômicos  instalados no Chile, como o telescópio Vera Rubin.

Todas as apresentações podem ser vistas no site da AmlightExp.

GNA-G Community VC Q4 2023

5 de dezembro de 2023

Durante o Seminário Community Video Conferences for the Global (R&E) Network Advancement Group (GNA-G) o professor doutor Harvey Newman comentou a participação da rednesp e o recorde de transmissão de dados utilizando o BackboneSP.

As apresentações podem ser encontradas em GNA-G.

rednesp quebra recorde de transmissão de dados acadêmicos na Supercomputing 2023

05 de dezembro de 2023

A rednesp quebrou recorde de transmissão de dados acadêmicos na conferência Supercomputing 2023, realizada em Denver, no Colorado, nos Estados Unidos, entre os dias 12 e 17 de novembro.

A demonstração conseguiu atingir 6.2 Tbps de transmissão conjunta. Utilizando servidores na Unesp, Universidade de São Paulo (USP) e Mackenzie, a rednesp conseguiu colaborar com 260 Gbps para o fluxo total de dados.

A notícia completa pode ser vista no site da Agência FAPESP.

IA377 - Seminários FEEC: Harvey Newman

17 de agosto de 2023

Durante o Seminário promovido pela FEEC UNICAMP (Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas) transmitido ao vivo em 17 de agosto de 2023, o professor doutor Harvey Newman da Caltech (California Institute of Technology) e presidente do grupo de trabalho do GNA-G-DIS (Global Network Advancement Group Data Intensive Science) destacou a participação da rednesp com os 3 links internacionais e a nova estrutura do BackboneSP conectando as 8 universidades paulistas com links 100G relacionado à expansão da conectividade do grupo na América Latina.

O vídeo completo do IA377 – Seminários FEEC: Harvey Newman pode ser visto no canal do Youtube do FEEC Unicamp.

Lançamento do BackboneSP

29 de setembro de 2022

O Backbone SP é uma rede de fibra óptica que conecta oito universidades paulistas a uma velocidade de 100 Gbps (gigabits por segundo). 

Ele conecta a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Presbiteriana Mackenzie e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), possibilitando a troca de informações entre estas instituições e a conexão com outras redes acadêmicas nacionais e internacionais a 100 Gbps, podendo fazer uso das conexões do anel bi-oceânico da rednesp.

A notícia completa pode ser vista no site da Agência FAPESP.